16 fev, 2024 - 15:45 • Ana Kotowicz Redação
"Putin e os seus amigos não vão ficar impunes." Yulia Navalnaya reagiu assim à morte do marido, o principal opositor de Vladimir Putin, durante um discurso na Conferência de Segurança de Munique.
"Devo estar aqui perante vós ou devo voltar para os meus filhos?", começou por questionar a mulher de Alexei Navalny perante a plateia, horas depois de ter recebido a notícia. "Depois pensei: o que faria Alexei no meu lugar? Tenho a certeza de que estaria aqui, neste palco."
Punição foi o que pediu Yulia - Navalny morreu na prisão onde estava detido - dizendo que Putin e toda a sua equipa, "todos os que o rodeiam, todo o seu governo, todos os seus amigos, serão punidos pelo que fizeram ao nosso país, à minha família e ao meu marido".
"Serão levados à justiça e esse dia vai chegar em breve", sublinhou Yulia Navalnaya, apelando à comunidade internacional e "a todas as pessoas do mundo" para que se unam e lutem "contra este mal", referindo-se ao regime da Putin, o Presidente russo.
"Este regime e Vladimir Putin devem ser pessoalmente responsabilizados por todas as atrocidades que cometeram no nosso país no último ano", concluiu.