18 fev, 2024 - 05:16 • Lusa
Perto de 2,7 milhões de eleitores estão convocados, este domingo, para votar nas eleições autonómicas da Galiza, a região espanhola que faz fronteira com Portugal, com as últimas sondagens a darem nova vitória ao Partido Popular (PP, direita).
Apesar da eventual vitória, o PP, pela primeira vez em 16 anos, enfrenta o dia do escrutínio com muitas incertezas e a maioria absoluta poderá não ser alcançada.
Caso o PP não consiga hoje a quinta maioria absoluta consecutiva, abre-se a possibilidade de, pela primeira vez na história, haver um governo regional (conhecido como Xunta) liderado por um partido nacionalista, o Bloco Nacionalista Galego (BNG, esquerda).
O BNG é o segundo maior partido na Galiza e poderia liderar a Xunta em coligação com os socialistas (PSdeG-PSOE), num acordo pós-eleitoral que ambos admitem, para tirar a direita do poder.
Segundo as últimas sondagens, o PP vencerá as eleições de hoje na Galiza, com a eleição de entre 36 e 40 deputados. Para a maioria absoluta são necessários, pelo menos, 38.