Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tribunal confirma vitória de Bukele nas presidenciais de El Salvador

18 fev, 2024 - 11:41 • Lusa

Nas eleições do passado domingo, o Nuevas Ideas obteve 84,6% dos votos, com Nayib Bukele a tornar-se o primeiro presidente de El Salvador a ser reeleito, desde que o país saiu de uma ditadura militar.

A+ / A-

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador ratificou a vitória do Presidente, Nayib Bukele, nas presidenciais deste mês, com 84,6% dos votos.

O TSE divulgou, no sábado, nas redes sociais do TSE, o documento assinado pelos cinco magistrados do órgão que ratificaram os resultados finais da eleição do Presidente e vice-Presidente, Félix Ulloa, do partido Novas Ideias, para o período 2024-2029, em El Salvador.

De acordo com os resultados oficiais, o Nuevas Ideas obteve um total de 2.700.725 votos (84,6%), a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) 204.167 (6,40%) e a Aliança Republicana Nacionalista (Arena) 177.881 (5,57%).

A taxa de participação foi de 52,60%.

Bukele torna-se assim o primeiro Presidente de El Salvador a ser reeleito, desde que o país saiu de uma ditadura militar de décadas e entrou na democracia.

No entanto, legalmente será o primeiro de dois mandatos possíveis, depois de uma polémica alteração, em 2021, de um critério de interpretação da Constituição.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+