Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA, Israel, Egito e Qatar acordam sobre "contornos básicos" para troca de reféns

25 fev, 2024 - 16:50 • Maria Costa Lopes com Reuters

O acordo inclui, numa primeira fase, a libertação de 30 reféns detidos pelo Hamas desde o ataque do grupo a Israel, em 7 de outubro, em troca de 300 prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas.

A+ / A-

Os Estados Unidos, Egito, Qatar e Israel chegaram a um entendimento de "contornos básicos" para um cessar-fogo temporário em Gaza, no sentido de haver uma troca de reféns, disse, este domingo, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan.

O acordo ainda está em negociação, disse Sullivan, acrescentando que terão de haver discussões indiretas por parte do Qatar e Egito com o Hamas.

Fontes egípcias citadas agência EFE, sublinharam também que durante esta primeira fase da trégua "as negociações abordarão questões como o futuro de Gaza, a solução de dois Estados e o relançamento das negociações de paz israelo-palestinianas".

O acordo inclui, numa primeira fase, a libertação de 30 reféns detidos pelo Hamas desde o ataque do grupo a Israel, em 7 de outubro, em troca de 300 prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas.

Biden não foi informado sobre a operação Rafah de Israel

O presidente dos EUA, Joe Biden, não foi informado sobre o plano de Israel para operações militares em Rafah, mas acredita que a vida civil deve ser protegida.

"Não acreditamos que uma operação, um grande ataque militar, deverá prosseguir em Rafah, a menos que haja uma decisão clara e um plano executável para proteger os civis e levá-los em segurança", disse, este domingo, Jake Sullivan em entrevista no programa "Meet the Press" da NBC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+