Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Hungria aprova adesão da Suécia à NATO

26 fev, 2024 - 16:23 • Redação

Marca-se o fim de um impasse político que existia desde maio de 2022, quando a Suécia e a Finlândia pediram adesão à Aliança Atlântica.

A+ / A-

O Parlamento da Hungria ratificou esta segunda-feira a adesão da Suécia à NATO.

Chega ao fim de um impasse político que existia desde maio de 2022, quando a Suécia e a Finlândia pediram adesão à Aliança Atlântica.

Na semana passada, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, já tinha anunciado que a votação ficaria agendada para esta segunda-feira, a pedido do grupo parlamentar do Fidesz – União Cívica Húngara.

A candidatura de Estocolmo foi aprovada por uma esmagadora maioria de deputados (188 votos em 199 lugares), após quase dois anos de espera.

A entrada de novos países na Aliança Atlântica requer a ratificação pelos parlamentos dos 30 países membros.

O pedido de adesão dos dois países nórdicos aconteceu na sequência da invasão russa da Ucrânia, mas esteve pendente de aprovação da Turquia e da Hungria durante os últimos dois anos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+