29 fev, 2024 - 00:40 • Ricardo Vieira, com Reuters
Donald Trump foi excluído do boletim de voto às eleições primárias do Partido Republicano no estado do Illinois, anunciou esta quarta-feira um tribunal daquele estado norte-americano.
Em causa está o alegado envolvimento do antigo Presidente dos Estados Unidos na insurreição no Capitólio, em Washington, em janeiro de 2021.
No entanto, a juíza Tracie Porter deixou a decisão em suspenso perante um previsível recurso dos advogados de Donald Trump.
As primárias do Partido Republicano no estado do Illinois estão marcadas para 19 de março.
A mais alta instância judicial nos Estados Unidos (...)
Na corrida com Donald Trump à nomeação está ainda Nikki Haley, antiga embaixadora nas Nações Unidas.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para 5 de novembro deste ano. O candidato republicano vai defrontar o democrata Joe Biden.
Noutro processo a envolver o antigo Presidente, o Supremo Tribunal aceitou esta quarta-feira decidir se o antigo presidente republicano Donald Trump pode ser julgado por interferência eleitoral nas presidenciais de 2020 ou se tem imunidade, num processo que será examinado no final de abril.
A questão da imunidade presidencial tornou-se um obstáculo nos diversos casos que o Departamento de Justiça dos EUA abriu contra Trump, e especialmente no de Washington, por tentativa de reverter o resultado de 2020, quando perdeu as eleições para o democrata Joe Biden.