Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Polónia quer nova estratégia de segurança nacional

11 mar, 2024 - 15:59 • Lusa

Presidente da Polónia. que se reúne com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden, esta semana, quer um debate sobre segurança "com a plena participação da cena política polaca".

A+ / A-

O presidente da Polónia, Andrzej Duda, defendeu esta segunda-feira uma nova estratégia de segurança nacional antes que se complete o terceiro ano da invasão russa da Ucrânia, manifestando-se confiante na unidade do Conselho de Segurança Nacional.

Segundo a agência noticiosa polaca PAP, Duda prevê ainda antes da sua deslocação desta semana aos EUA, onde deverá reunir-se com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden, um debate sobre segurança "com a plena participação da cena política polaca".

"Reunimo-nos simbolicamente para falar dos desafios estratégicos que a Polónia enfrenta hoje em dia", designadamente no âmbito da NATO, segundo o dirigente, que destacou como a Polónia é atualmente "uma parte inseparável do mundo livre", formada por uma "família de Estados democráticos, especialmente aqueles ligados à Aliança".

"Podemos dizer com orgulho que a Polónia é um membro responsável da NATO e como o tem sido desde o início", acrescentou Duda, que alertou para a situação na fronteira oriental do país e o "reavivar o sentimento imperialista na Rússia".

O presidente sublinhou o apoio da Polónia, ao lado dos aliados, a Ucrânia contra a Rússia e agradeceu a todos os que contribuíram para o seu país pudesse aderir à NATO há 25 anos.

"Concordo com o primeiro-ministro (Donald Tusk) que é necessário preparar uma nova estratégia de segurança nacional baseada nestas experiências e na nossa situação", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+