Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Alegado ataque israelita faz 20 mortos e mais de 155 feridos

15 mar, 2024 - 04:27 • Lusa

O Hamas avança que pelo menos 20 pessoas morreram esta quinta-feira, em Gaza, num alegado ataque aéreo israelita.

A+ / A-

"O número de mortos no massacre na rotunda Kuwait junto ao Complexo Médico Al Shifa aumentou para 20 e 155 feridos", indicou, em comunicado, o Ministério da Saúde na Faixa de Gaza, controlado pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

Inicialmente, o Ministério tinha registado 14 mortos naquele local, designado para a entrega de ajuda humanitária da ONU destinada ao norte da Faixa de Gaza e sujeita à aprovação das autoridades israelitas.

"Aviões de combate e drones israelitas lançaram rajadas de tiros e mísseis contra uma multidão de pessoas que esperava pela entrega de alimentos e fornecimento de ajuda humanitária", disse a agência de notícias palestiniana Wafa.

As Forças de Defesa de Israel negaram já o ataque.

"Relatos da imprensa de acordo com os quais as forças israelitas atacaram dezenas de habitantes de Gaza num ponto de distribuição de ajuda são erróneos", disseram, em comunicado.

O exército israelita garantiu que estava "a analisar o incidente de forma séria", mas não avançou qualquer explicação, acrescentou.

O Ministério afirmou que as autoridades estão ainda a recolher corpos e retirar feridos do local, pelo que o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

Na tarde de quarta-feira, oito civis palestinianos morreram num ataque aéreo israelita a um armazém de distribuição de ajuda no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, disse a Wafa.

Horas antes, pelo menos seis habitantes de Gaza foram mortos e 83 feridos ficaram depois de um ataque israelita contra a mesma rotunda.

Na quarta-feira, cinco pessoas morreram, na sequência de um ataque aéreo contra um centro de distribuição de ajuda da agência da ONU para os refugiados palestinianos em Rafah.

Na altura, o exército israelita anunciou ter "eliminado um terrorista" do Hamas neste ataque.

Em 29 de fevereiro - no que ficou conhecido como o "Massacre da Farinha" - 118 habitantes de Gaza morreram, depois de soldados israelitas terem disparado contra uma multidão em busca de comida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+