15 mar, 2024 - 13:56 • Reuters
(em atualização)
Um ataque com mísseis russos atingiu infraestruturas civis na cidade portuária ucraniana de Odesa, no Mar Negro, na sexta-feira, matando pelo menos 20 pessoas e ferindo 75, no mais mortífero ataque de Moscovo nas últimas semanas, de acordo com as autoridades ucranianas.
Volodymyr Zelensky reagiu nas redes sociais e prometeu uma "resposta" da Ucrânia ao ataque de Moscovo. "As nossas forças de defesa certamente farão todos os esforços para garantir que os assassinos russos enfrentem uma resposta justa", disse, considerando que este foi um ataque "hediondo dos sacanas" russos.
Nas últimas semanas, a Rússia intensificou os seus ataques contra a cidade do sul, lançando drones ou mísseis quase todos os dias.
"Como resultado do ataque de mísseis russos, 14 pessoas foram mortas, incluindo residentes locais, um médico e um socorrista", disse Oleh Kiper, o governador regional, na aplicação de mensagens Telegram. O médico e o socorrista foram mortos por um segundo míssil depois de terem acorrido ao local para tratar os feridos, acrescentou Kiper.
Dez casas particulares, uma linha de gás de baixa pressão e veículos de emergência foram danificados no ataque, segundo os serviços de emergência.
Os socorristas esforçaram-se por apagar os incêndios na conduta de gás e numa casa privada com uma área total de cerca de 120 metros quadrados.
Odesa, um dos maiores portos da Ucrânia, há muito que é alvo de ataques russos, especialmente depois de Moscovo ter abandonado um acordo negociado pela ONU que permitia a passagem segura de carregamentos de cereais ucranianos através do porto.