Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

'Hackers' ucranianos atacam sistema de votação eletrónica na Rússia

16 mar, 2024 - 13:56 • Lusa

Já foram bloqueados pelo menos 10.500 ataques contra o sistema de votação.

A+ / A-

Especialistas cibernéticos da Ucrânia atacaram o sistema russo utilizado para a votação eletrónica nas presidenciais, que terminam no domingo, indicou este sábado a agência Ukrinform.

Citando fontes da inteligência militar da Ucrânia (GUR), a agência referiu que os 'hackers' contornaram "todos os sistemas de proteção" russos, estando previstos ataques até ao final da votação.

A responsável pela Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia, Ela Pamfílova, adiantou que, desde sexta-feira, já foram bloqueados pelo menos 10.500 ataques contra o sistema de votação.

O partido Rússia Unida também já informou que os seus serviços eletrónicos estão a sofrer ataques em grande escala.

A eleição deverá manter Putin no poder até 2030, ano em que completará 77 anos, com a possibilidade de um mandato adicional até 2036, devido a uma alteração constitucional feita em 2020.

A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+