Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

gu

Mortes em Gaza superam 32.100 em cinco meses

23 mar, 2024 - 14:03 • Lusa

Segundo as autoridades de Gaza, há cerca de sete mil pessoas que se encontram desaparecidas

A+ / A-

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, atualizou este sábado para 32.142 o número de pessoas mortas desde o início da guerra com Israel e revelou que 72 destas mortes ocorreram nas últimas 24 horas.

De acordo com a mesma informação, citada pela AFP, há ainda a contabilizar 74.412 feridos ao longo destes mais de cinco meses de guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano – incluindo 114 feridos nas últimas 24 horas.

O Ministério da Saúde de Gaza apontou os sete massacres contra civis nas últimas horas e sublinhou que muitas das vítimas "ainda estão debaixo dos escombros" e "deitadas nas estradas".

Assim, acrescentou, o número de mortos e feridos poderá aumentar uma vez que "a ocupação [dos israelitas] impede as ambulâncias e o pessoal de proteção civil" de chegaram às vítimas.

Segundo as autoridades de Gaza, há ainda cerca de sete mil pessoas que se encontram desaparecidas.

O ataque do Hamas em solo israelita, em 7 de outubro de 2023, causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades de Israel, que iniciaram uma ofensiva sobre a Faixa de Gaza.

O grupo islamita palestiniano Hamas, que controla Gaza desde 2007, é classificado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+