Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Clima. Março é o 10.º mês consecutivo mais quente de sempre

09 abr, 2024 - 08:36 • Redação

Dados são do Copernicus, o serviço europeu de monotorização do clima.

A+ / A-

O mês de março de 2024 foi o mês de março mais quente de sempre na Terra desde que há registo, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo serviço europeu de monotorização do clima, o Copernicus.

Desde junho do ano passado que o planeta tem atingido novos recordes mensais de temperatura, a nível do ar e dos oceanos.

Março de 2024 foi o março mais quente desde que existe registo, assinalando uma média de 14,14 graus Celsius (C), e ultrapassou o último recorde de 2016 em um décimo de grau.

Se compararmos ao período pré-industrial (1850-1900), a temperatura de março aumentou 1,68 graus Celsius.

A temperatura média global da superfície do mar também sofreu alterações, registando um valor recorde de 21,07ºC, ligeiramente superior ao de fevereiro.

A diretora-adjunta do Copernicus, Samantha Burgess, defende que apenas com “reduções rápidas das emissões de gases com efeito de estufa” se pode travar o aquecimento crescente.

Na Europa, foi o segundo março mais quente desde que há registo, resultando em 2,12°C acima da média de 1991-2020 para março. 2014 foi o ano com o março mais quente no continente europeu.

As temperaturas também estiveram acima da média no Leste da América do Norte, na Gronelândia, Leste da Rússia, América Central, zonas da América do Sul, e regiões de África, Sul da Austrália e da Antártida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+