26 abr, 2024 - 09:52 • João Cunha , Olímpia Mairos
O cais humanitário da Faixa de Gaza que ainda está em construção, foi atingido por tiros de morteiro disparados contra áreas que estão, ainda, a ser edificadas.
A notícia é avançada pelo Times of Israel que adianta que o ataque com morteiros ocorreu quando funcionários das Nações Unidas visitavam o local acompanhados por tropas israelitas.
Os funcionários da ONU terão sido levados à pressa para um abrigo enquanto decorria o ataque que, entretanto, foi confirmado pela ONU à Associated Press (AP), adiantando que não houve feridos.
Até ao momento, nenhum grupo a operar na Faixa de Gaza assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas um responsável do Hamas disse à AP que o grupo resistirá a qualquer presença militar estrangeira envolvida na construção do cais temporário.
O cais flutuante, iniciado pelos Estados Unidos, visa facilitar a canalização de ajuda humanitária adicional através de uma rota marítima para Gaza.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) acusam as organizações terroristas de continuarem a prejudicar sistematicamente os esforços humanitários colocando em risco a vida dos trabalhadores da ONU, enquanto Israel permite o fornecimento de ajuda aos residentes da Faixa de Gaza.