07 mai, 2024 - 00:02 • João Pedro Quesado
As negociações indiretas para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas vão continuar esta terça-feira no Egito, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar.
Um porta-voz do governo qatari declarou que a resposta do Hamas, que disse esta segunda-feira que aceita uma proposta de cessar-fogo do Egito e do Qatar, "pode ser descrita como positiva".
Majed Al-Ansari anunciou o retomar das negociações esta terça-feira, e afirmou a esperança do Qatar "que as negociações culminem num acordo para um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza", assim como para a "troca de prisioneiros e detidos, e um fluxo sustentável de ajuda humanitária para todas as áreas da Faixa".
O Qatar tem mediado, em conjunto com o Egito e os Estados Unidos da América, as negociações indiretas entre Israel e o Hamas. Esta segunda-feira, António Guterres voltou a fazer um "apelo urgente" para alcançar um cessar-fogo.
O Hamas anunciou a aceitação de uma proposta de cessar-fogo colocada na mesa pelo Egito e Qatar. Israel não se comprometeu, dizendo que a proposta não correspondia às suas exigências, e realizou ataques em Rafah ao mesmo tempo que aprovou continuar a participar nas negociações.