Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Primeiro retrato de Carlos III desde a coroação tem uma borboleta e muito vermelho

15 mai, 2024 - 13:35 • Marta Pedreira Mixão

O Rei britânico revelou esta terça-feira o retrato, que estará em exposição na Philip Mould Gallery, em Londres, entre 16 de maio e 14 de junho. O artista Jonathan Yeo começou a pintá-lo há três anos e a borboleta foi ideia do soberano.

A+ / A-

O Rei Carlos III revelou, na terça-feira, o primeiro retrato do monarca britânico desde que assumiu o trono, uma imagem com um fundo em tons de vermelho e rosa, na qual veste o uniforme da Guarda de Gales, da qual é coronel desde 1975.

A pintura é do artista Jonathan Yeo e retrata o rei com as mãos sobre o punho da sua espada e uma borboleta monarca (Danaus plexippus) no seu ombro. Na imagem, o vermelho do uniforme desvanece no fundo de tons vermelhos e rosa, destacando o rosto do Rei.

Este retrato foi encomendado pela Drapers' Company, que foi criada há mais de 600 anos como uma associação para comerciantes de lã, e servia para celebrar os 50 anos de Charles como membro da mesma. Por isso, o retrato começou a ser pintado mais de um ano antes de Carlos se tornar rei, em junho de 2021, quando ainda era o Príncipe de Gales, e a última sessão foi em novembro de 2023.

O retrato tem cerca de 2,5 metros por 2,5 metros e estará em exposição na Philip Mould Gallery, em Londres, entre 16 de maio e 14 de junho. Depois, a partir do final de agosto, será exposto no Drapers' Hall - que é atualmente uma instituição filantrópica - que tem uma galeria com retratos de monarcas, desde o Rei Jorge III até à Rainha Vitória.

Segundo Yeo relatou à BBC, o retrato de tons de vermelho e rosa surpreendeu o rei Carlos, quando este o viu pela primeira vez ainda por acabar. "Inicialmente, ficou ligeiramente surpreendido com a cor forte, mas, de resto, parecia estar a sorrir com aprovação".

Também de acordo com a BBC, ao ver a obra pela primeira vez, Camila terá dito: "Sim, apanhaste-o".

Apesar de ter recebido a aprovação da Rainha, o retrato tem motivado o debate nas redes sociais, dividindo os utilizadores que gostam da peça e os criticam a direção artística.
O artista defende que queria que esta pintura fosse distinta e representasse uma rutura com o passado, por isso decidiu utilizar algumas das tradições do retrato real, como o traje militar e a espada, mas procurou obter algo mais moderno, através da cor intensa e da borboleta.

De onde veio a ideia da borboleta?

Para o artista, a borboleta ao ombro de Carlos III simboliza "a beleza da natureza e destaca as causas ambientais", como uma referência ao interesse de longa data do Rei pelo ambiente, causas que "defendeu durante a maior parte da sua vida e, certamente, muito antes de se tornarem uma conversa corrente".

Yeo referiu que a ideia partiu mesmo de Carlos, depois de terem falado sobre a oportunidade que tinham de contar uma história com o retrato.

Sobre o processo de criação, citado pela BBC, Yeo acrescenta que Carlos "já estava a ganhar presença e estatura" quando começou a pintar o quadro, e que "voltou a subir de nível quando se tornou Rei, como seria de esperar".

"Quando comecei este projeto, Sua Majestade o Rei ainda era Sua Alteza Real o Príncipe de Gales e, tal como a borboleta que pintei a pairar sobre o seu ombro, este retrato evoluiu à medida que o papel do sujeito na nossa vida pública se transformou", afirmou Yeo.

As sessões terminaram antes de o cancro do Rei ter sido diagnosticado, Yeo afirmou que o Rei tinha muito que fazer, com um discurso na Cimeira da COP, mas "não parecia ser alguém fisicamente exausto".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+