17 mai, 2024 - 00:16 • Lusa
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou esta quinta-feira uma proposta que visa reclassificar a marijuana como uma droga menos perigosa, uma mudança histórica na política de drogas norte-americana. Na rede social X, Joe Biden aponta que a marijuana tem uma classificação mais grave do que o fentanil e metanfetaminas.
A proposta reconhece os usos medicinais da canábis e reconhece que tem menos potencial de adição do que outras drogas mais perigosas. O plano aprovado pelo procurador-geral, Merrick Garland, não legaliza totalmente a marijuana para fins recreativos.
A iniciativa visa retirar a marijuana da atual categoria 1, onde se incluem substâncias que causam mais dependência, como a heroína, passando-a para a categoria 3, onde estão outras com um potencial de adição mais moderado.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse na rede social X que o Departamento de Saúde e o Departamento de Justiça estudaram o uso médico da marijuana, assim como o abuso da substância e o potencial de dependência.
Biden anunciou em outubro de 2022 uma série de medidas para eliminar as condenações federais de pessoas sancionadas por simples posse de marijuana, de forma a eliminar alguns obstáculos que poderiam enfrentar em termos de acesso ao emprego ou a habitação.
Biden também apelou às autoridades sanitárias e judiciais para repensarem as penas associadas à marijuana.