25 mai, 2024 - 13:03 • Lusa
O primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinian, anunciou este sábado que o helicóptero em que viajava foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência no norte do país devido ao mau tempo, mas o incidente não causou vítimas.
"Devido às más condições meteorológicas, o nosso helicóptero teve de fazer uma aterragem não programada no município de Vanadzor. Estamos agora a prosseguir a viagem de carro", escreveu Pashinian numa publicação no Facebook.
Vanadzor, no norte deste país do Cáucaso, situa-se num vale rodeado de montanhas.
O incidente ocorre quase uma semana após o acidente de helicóptero que causou a morte ao Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Hosein Amirabdolahian, quando sobrevoavam a província do Azerbaijão Oriental, também devido à fraca visibilidade na região.
O primeiro-ministro arménio enfrenta atualmente uma forte contestação no seu país devido à recente cedência de quatro aldeias fronteiriças ao Azerbaijão, bem como às vitórias de Baku nas duas últimas guerras pelo controlo do enclave do Nagorno-Karabakh, em 2020 e 2023.