Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Kharkiv debaixo de fogo. Ataques fazem 11 mortos e dezenas de feridos

25 mai, 2024 - 18:00 • Ricardo Vieira, com Reuters

Rússia prossegue ofensiva no norte da Ucrânia. Este sábado, bombardeou grande superfície comercial.

A+ / A-

Pelo menos 11 pessoas morreram e 40 ficaram feridas quando bombas russas atingiram, este sábado, um espaço comercial na cidade ucraniana de Kharkiv, de acordo com um novo relatório divulgado pelo governador regional. Um outro ataque provocou oito feridos.

Cerca de 120 pessoas estavam na loja de ferragens, situada numa zona residencial, na altura do ataque, avança Ihor Terekhov, autarca de Kharkiv.

“O ataque visou o centro comercial, onde estavam muitas pessoas. Isto é claramente terrorismo”, lamentou Terekhov, numa mensagem citada pela agência Reuters.

Pelo menos duas vítimas mortais confirmadas eram trabalhadores daquele espaço comercial, adianta o governador Oleh Syniehubov.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, escreveu na plataforma de mensagens Telegram que "a Rússia desferiu outro golpe brutal contra a cidade de Kharkiv (...) a meio do dia".

O autarca de Kharkiv refere, ainda, que oito pessoas ficaram feridas noutro ataque russo, que atingiu o centro da cidade.

Volodymyr Zelensky voltou, este sábado, a pedir aos aliados ocidentais ajuda para reforçar a defesa aérea para manter as cidades da Ucrânia seguras.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu este sábado ataques ucranianos a alvos em território russo desde que sejam de natureza militar, no âmbito das operações de defesa contra a Rússia na linha da frente na região de Kharkiv.

[notícia atualizada às 05h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+