Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

guerra na Ucrânia

Zelensky já chegou a Madrid

27 mai, 2024 - 11:07 • Redação

A visita vai ser marcada pela assinatura de um acordo bilateral com Espanha, para garantir apoio militar e financeiro.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky já está em Espanha e deverá visitar Portugal, na terça-feira, onde deverá aterrar durante a tarde, avança a SIC Notícias.

Zelensky chegou, na manhã desta segunda-feira, ao aeroporto de Madrid, onde foi recebido pelo rei Filipe VI, um gesto incomum durante visitas de chefes de estado estrangeiros.

Mais tarde terá um encontro com o chefe do Governo, Pedro Sánchez, com quem deverá assinar um acordo bilateral de segurança.

Segundo avança o jornal "El País", Espanha vai entregar à Ucrânia um pacote de armamento no valor de 1,129 mil milhões de euros, algo sem precedentes na ajuda militar espanhola a qualquer país.

O acordo bilateral de segurança inclui o fornecimento de equipamentos militares que vão desde mísseis Patriot até tanques de batalha Leopard, além de uma ampla gama de produtos de fabrico espanhol, como projéteis de artilharia, sistemas anti-drone e lançadores de foguetes portáteis.

A visita a Espanha, que incluía Portugal, estava inicialmente prevista para 17 de maio, mas foi cancelada devido à ofensiva russa.

A Casa do Rei informou que Felipe VI receberá Zelensky no Palácio Real às 14h00 (13h00, em Lisboa) e 45 minutos depois, está previsto um almoço em sua honra.

A visita de Zelensky é a primeira de carácter bilateral a Espanha, embora o presidente ucraniano tenha estado em Granada em outubro passado para a cimeira da Comunidade Política Europeia, no âmbito da presidência espanhola da UE.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+