Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Blinken diz que Washington aprovou o uso de armas dos EUA pela Ucrânia dentro da Rússia

31 mai, 2024 - 16:18 • Reuters

Blinken não disse especificamente se a autorização de Biden poderia expandir-se para incluir outras cidades russas ou alvos mais profundos no país. Para já, a autorização é apenas para atacar as zonas de onde saem os ataques a Kharkiv

A+ / A-

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou o uso de armas enviadas pelos EUA à Ucrânia para atingir alvos dentro da Rússia. A informação foi avançada esta sexta-feira pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Em conferência de imprensa, em Praga, após uma reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, Blinken não disse especificamente se a autorização de Biden poderia expandir-se para incluir outras cidades russas ou alvos mais profundos no país. Para já, a autorização é apenas para atacar as zonas de onde saem os ataques a Kharkiv

Esta decisão de Washington, uma mudança marcante na política de Biden, que se recusou firmemente a permitir que a Ucrânia usasse armamento americano para ataques dentro da Rússia, foi resultado da estratégia dos EUA de ajuste e adaptação ao campo de batalha. Agora, disse Blinken, os EUA estão a responder ao que viram na região de Kharkiv e arredores.

"Ao longo das últimas semanas, a Ucrânia veio ter connosco e pediu autorização para usar as armas que estamos a fornecer para se defender contra esta agressão, incluindo contra as forças russas que se concentram no lado russo da fronteira e depois atacam a Ucrânia", acrescentou Blinken. “O Presidente aprovou o uso das nossas armas para esse propósito. No futuro, continuaremos a fazer o que temos feito, que é adaptar e ajustar conforme necessário."

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, fica a 30 km da fronteira com a Rússia. É a segunda vez este ano que Biden altera discretamente a sua política de fornecimento de armas à Ucrânia. No início deste ano, ele respondeu aos apelos para enviar mísseis de longo alcance, conhecidos como ATACMS, para Kiev.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+