Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Biden anuncia proposta para Gaza. "É tempo da guerra acabar"

31 mai, 2024 - 18:51 • Ricardo Vieira, com Reuters

O líder dos Estados Unidos apresentou um plano israelita para a libertação dos reféns em poder do Hamas em troca de um cessar-fogo permanente.

A+ / A-

O Presidente norte-americano apela ao movimento palestiniano Hamas que aceite uma nova proposta de acordo cessar-fogo na Faixa de Gaza. "É tempo da guerra acabar", declarou Joe Biden.

O líder dos Estados Unidos apresentou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, um plano israelita para a libertação dos reféns em poder do Hamas em troca de uma trégua.

O plano está dividido em três fases. A primeira tem uma duração prevista de seis semanas e compreende um cessar-fogo total e a retirada das tropas israelitas das zonas residenciais da Faixa de Gaza.

Durante este período de seis semanas, Israel e Hamas negociarão a segunda fase, em que será consagrado um fim permanente das hostilidades e a libertação de todos os reféns e da retirada de todos os militares de Israel.

Ainda de acordo com o Presidente norte-americano, na terceira e última fase será implementado um plano para a reconstrução da Faixa de Gaza.

Joe Biden considera que o Hamas está debilitado na sua capacidade militar e tem que aceitar este acordo, que pode representar um futuro melhor de autodeterminação para o povo palestiniano.

Também apela à liderança israelita que apoie este plano, mesmo com algumas vozes discordantes no Governo, e garante que os Estados Unidos vão assegurar que Israel mantenha a sua capacidade defensiva.

"Guerra não terminará até que todos os objetivos sejam alcançados"

O Governo israelita considerou que a sua nova proposta de trégua na Faixa de Gaza permitirá alcançar todos os seus objetivos militares, incluindo a eliminação das capacidades do grupo palestiniano Hamas.

Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que todo o Governo partilha o desejo de que os sequestrados em posse do Hamas regressem a casa o mais rapidamente possível e está a trabalhar para o conseguir.

"Portanto, o primeiro-ministro autorizou a equipa negocial a apresentar um esquema para atingir este objetivo, insistindo que a guerra não terminará até que todos os seus objetivos sejam alcançados", declarou.

O Hamas já reagiu ao anúncio do Presidente norte-americano. O grupo palestiniano diz ter uma visão positiva da proposta.

“O Hamas confirma a sua disponibilidade para lidar de forma positiva e construtiva com qualquer proposta que se baseie no cessar-fogo permanente e na retirada total [das forças israelitas] da Faixa de Gaza, na reconstrução [de Gaza] e no regresso dos deslocados à sua terra, juntamente com o cumprimento de um acordo genuíno de troca de prisioneiros, se a ocupação anunciar claramente o compromisso com tal acordo”, refere o Hamas, em comunicado.

O novo plano para acabar com a guerra na Faixa de Gaza já foi entregue aos mediadores internacionais.

Mais de 36 mil pessoas terão morrido na Faixa de Gaza, de acordo com as autoridades palestinianas, na retaliação de Israel ao ataque do Hamas de 7 de outubro do ano passado. Nessa ação sem precedentes morreram 1.200 pessoas e mais de 200 foram feitas reféns, indica o balanço israelita.

[notícia atualizada às 22h23]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+