05 jun, 2024 - 16:48 • Marta Pedreira Mixão
O Príncipe William falou com um veterano de guerra sobre a recuperação da Princesa de Gales, durante um encontro com veteranos do Dia D, na comemoração do 80.º aniversário do desembarque das tropas aliadas na Normandia.
O Príncipe de Gales esteve em Portsmouth com figuras políticas e veteranos do Reino Unido para assinalar a data e o pai, o Rei Carlos III, discursaram no evento e falaram com alguns dos veteranos.
Nas imagens captadas e divulgadas nas redes sociais, vê-se a troca de palavras entre William e um dos veteranos que terá perguntado por Kate, que não esteve presente nas comemorações já que se encontra a realizar um tratamento de quimioterapia. A interpretação que tem sido feita é que William terá respondido: “Sim, ela está a melhorar. Ela adoraria ter estado aqui hoje.”
"Estava a lembrar a todos que a avó dela serviu em Bletchley, por isso ela teria muito em comum com algumas das outras senhoras aqui presentes que serviram em Bletchley mas nunca falaram sobre isso", disse o príncipe. A avó paterna de Kate, Valerie Glassborow, trabalhou no centro de decifração de códigos da Segunda Guerra Mundial.
Kate Middleton tem estado ausente dos deveres reais devido à doença, mas tem havido muita especulação sobre o seu retorno ao "ativo".
A Princesa de Gales tem passado cada vez mais tempo com a família durante este período e tem sido sugerida a possibilidade de que quando retomar os deveres da Coroa poderá assumir um papel muito diferente do anterior.
De acordo com fonte do Us Weekly, a equipa de Kate está "a reavaliar o que vai poder fazer quando voltar", assumindo que a princesa pode nunca voltar no papel em que as pessoas a viram antes. "O seu papel pode ser muito diferente. Ela está a ver no que se vai transformar."
Mas, segundo a fonte do jornal, a "recuperação da Princesa está a correr bem", embora não possa "ver muitas pessoas porque está mais suscetível a ficar doente".
Na quinta-feira, o Príncipe William assistirá à grande cerimónia internacional na praia de Omaha, em França, juntamente com 25 chefes de Estado de todo o mundo.
Carlos e Camila assistirão à cerimónia da Legião Real Britânica no Memorial Britânico da Normandia em Ver-sur-Mer.