Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA retomam entrega de ajuda humanitária a Gaza através de cais flutuante

09 jun, 2024 - 03:43 • Lusa

Washington instalou a infraestrutura face às restrições impostas por Israel à entrega terrestre de ajuda ao território palestiniano, devastado por oito meses de guerra.

A+ / A-

O exército dos EUA anunciou a retoma da entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza a partir do cais construído no Mar Mediterrâneo, que tinha sido danificado por uma tempestade no final de maio.

O Comando Central do exército dos Estados Unidos (Centcom), responsável pelo Médio Oriente, disse que "começou a entregar ajuda humanitária em terra, em Gaza", no sábado, por volta das 10h30 (07h30 em Lisboa).

"Um total de cerca de 492 toneladas de ajuda humanitária essencial foi entregue ao povo de Gaza", anunciou o Centcom, na rede social X (antigo Twitter), na noite de sábado.

O comando tinha anunciado na sexta-feira que a estrutura, que estava desativada desde o final de maio, devido a uma tempestade que danificou o pontão que liga o cais à praia, já estava operacional.

No sábado, o exército de Israel disse que estava a tomar "medidas de segurança" na costa da Faixa de Gaza para que o cais voltasse a ser ativado.

"As Forças de Defesa de Israel estão a levar a cabo medidas de segurança na costa de Gaza para que o cais dos EUA esteja pronto para continuar a entrega de ajuda humanitária ao povo de Gaza", disseram, num comunicado.

Principal apoiante militar de Israel, Washington instalou o cais em meados de maio, face às restrições impostas por Israel à entrega terrestre de ajuda ao território palestiniano, devastado por oito meses de guerra.

De acordo com as Nações Unidas, quase todos os 2,4 milhões de residentes da Faixa de Gaza foram deslocados devido a combates e bombardeamentos e sofrem de insegurança alimentar, com o risco de fome em grande escala.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+