Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bardella é o candidato da extrema-direita a primeiro-ministro de França

10 jun, 2024 - 10:25 • Lusa

O anúncio aconteceu um dia depois de o Presidente Emmanuel Macron ter anunciado a convocação de eleições legislativas antecipadas.

A+ / A-

Jordan Bardella será o candidato da extrema direita ao cargo de primeiro-ministro de França, anunciou fonte da União Nacional esta segunda-feira, no âmbito da convocação de eleições legislativas antecipadas face aos resultados registados domingo no sufrágio para as europeias.

"Jordan Bardella foi eleito deputado europeu, por isso já tem a unção popular" e "é o nosso candidato para ir a Matignon [residência oficial do Chefe do Governo em França]", anunciou o vice-presidente do partido, Sébastien Chenu à rádio RTL.

O anúncio aconteceu um dia depois de o Presidente Emmanuel Macron ter anunciado a convocação de eleições legislativas antecipadas na sequência do resultado da extrema-direita francesa nas eleições europeias.

Os resultados finais indicam uma vitória de 31,36% da União Nacional (Rassemblement National, RN na sigla francesa), seguindo-se a coligação encabeçada pelo partido de Macron, Renascença, com 14,60%, e a coligação dos socialistas (13,83%), segundo o Parlamento Europeu (PE).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+