Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Metsola. Parlamento Europeu "não trabalha com Governo e oposição" mas com maiorias

10 jun, 2024 - 00:55 • Lusa

Presidente do Parlamento Europeu anunciou reuniões entre os líderes dos grupos políticos na terça-feira.

A+ / A-

A presidente do Parlamento Europeu (PE) alertou este domingo que a instituição "não trabalha com um Governo e uma oposição, mas com uma maioria" e anunciou reuniões entre os líderes dos grupos políticos na terça-feira.

"Este parlamento não trabalha com um Governo e uma oposição, trabalha com uma maioria", disse Roberta Metsola, no hemiciclo do PE depois de uma atualização às projeções dos resultados das eleições europeias, em Bruxelas.

A presidente do PE insistiu que é necessário "construir uma maioria para encontrar as melhores soluções para os problemas dos cidadãos" e anunciou que a partir de terça-feira começam as reuniões entre os líderes dos grupos políticos que compõem o parlamento para criar essa maioria.

Questionada sobre os problemas que o crescimento da extrema-direita pode trazer, Roberta Metsola não respondeu diretamente e disse apenas que é preciso "perceber a responsabilidade que os cidadãos colocam nos representantes" eleitos pelos 27 países da União Europeia.

"Vamos decidir sobre questões não só institucionais, mas também com consequências para a vida dos nossos cidadãos", acrescentou.

Sobre o escândalo de corrupção "Qatargate", que abalou a instituição no final de 2022, Roberta Metsola considerou que o próximo parlamento "está equipado com as barreiras apropriadas" e capaz de "fazer soar os alarmes se voltasse a acontecer".

O PE "hoje é mais eficaz e mais transparente", comentou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+