15 jun, 2024 - 00:39 • João Pedro Quesado com Reuters
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse esta sexta-feira que está esperançoso que os principais cargos europeus para os próximos cinco anos possam ser decididos na próxima semana, na reunião informal do Conselho Europeu.
Os líderes da União Europeia reúnem-se na segunda-feira para uma cimeira informal em que vão discutir os principais cargos da UE, incluindo o de presidente da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e o de Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, antes de confirmarem essas funções numa cimeira posterior, em 28 e 29 de junho.
“É uma discussão que acontece entre os 27, já ligamos uns aos outros. Espero que consigamos chegar rapidamente a um acordo”, disse Macron aos jornalistas, no final da cimeira do G7 em Itália. "É possível. Parece que será possível nos próximos dias, na próxima semana", confirmou.
"Penso que as coisas podem mover-se bastante rapidamente. Vou nesse espírito na segunda-feira", acrescentou Emmanuel Macron, que convocou eleições legislativas na França para o fim de junho e quer evitar que o eventual resultado afete estas negociações europeias.
À margem da cimeira do G7, Macron manteve conversações informais com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O Partido Popular Europeu, de centro-direita, de Von der Leyen, continuou a ser o maior grupo após eleições europeias de 9 de junho, o que significa que determinará quem será nomeado para o cargo mais poderoso nas instituições da UE – o de chefe da Comissão Europeia.
Os outros cargos serão dos Socialistas e Democratas, o segundo maior grupo parlamentar e grupo político de Scholz, e dos liberais do Renovar a Europa, o campo de Macron, que provavelmente reavivarão a sua aliança governamental.