17 jun, 2024 - 22:35 • Ricardo Vieira, com Reuters
Três turistas morreram nas ilhas gregas na última semana e vários estão desaparecidos em plena onda de calor no país.
Um cidadão norte-americano, de 55 anos, foi encontrado morto numa praia da ilha de Mathraki, avançou esta segunda-feira a polícia.
A vítima foi levada para a ilha de Corfu, onde vai ser realizada uma autópsia para apurar as causas da morte.
No sábado, uma turista holandesa de 74 anos foi encontrada morta na ilha de Samos.
A 5 de junho dois caminhantes morreram em Creta e quatro dias depois o apresentador britânico Michael Mosley foi encontrado sem vida na ilha de Symi, após vários dias de buscas.
Na Grécia, uma onda de calor é definida como uma s(...)
Michael Mosley desapareceu após ter saído de casa para fazer uma caminhada num dia de muito calor.
As autoridades gregas estão a realizar buscas para tentar localizar duas mulheres francesas, de 73 e 64 anos, na ilha de Sikinos, e um cidadão norte-americano, de 59 anos, em Amorgos.
A Grécia enfrenta uma onda de calor, com temperaturas acima dos 40 graus, desde o início do mês, que levou ao encerramento de atrações turísticas em Atenas e à suspensão das aulas.
"No século XX nunca tivemos uma onda de calor antes de 19 de junho. Tivemos várias no século XXI, mas nunca antes de 15 de junho", disse o meteorologista Panos Giannopoulos.
A Grécia é um dos países mais afetados pelo clima na Europa. No ano passado, o aumento das temperaturas alimentou incêndios florestais mortais e as chuvas irregulares causaram algumas das piores inundações de que há registo, ambas prejudicando colheitas e meios de subsistência.