18 jun, 2024 - 11:43 • André Rodrigues , Olímpia Mairos
Nada está perdido para António Costa. A convicção é da antiga secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, depois da falta de consenso entre os líderes europeus sobre as nomeações para os altos cargos comunitários.
A antiga governante admite que o nome de António Costa pode ser confirmado já na reunião do Conselho Europeu da próxima semana.
“Se tivesse havido acordo ontem é que eu ficava admirada”, diz.
Nestas declarações à Renascença, a ex-governante assinala que “já estava previsto que a decisão seria tomada no Conselho Europeu da próxima semana, porque está em causa a nomeação do ou da presidente da Comissão Europeia, do presidente do Conselho Europeu e do ou da presidente do Parlamento Europeu”.
“Não é só o cargo. António Costa é todo o pacote”, sublinha.
Questionada sobre se é apenas uma questão de dias até que o nome do António Costa seja confirmado, Margarida Marques mostra-se “confiante que é isso que vai acontecer”.
O jantar de líderes europeus desta segunda-feira à noite terminou sem um acordo sobre o nome de António Costa para presidente do Conselho Europeu e em relação à nomeação de outras personalidades para outros cargos europeus.
Além de António Costa para o Conselho Europeu, em cima da mesa está a recondução da alemã Ursula von der Leyen na Comissão Europeia, da maltesa Roberta Metsola na presidência do Parlamento Europeu e Kaja Kallas, da Estónia, para o cargo de alto representante da UE para as Relações Externas, lugar atualmente ocupado pelo espanhol Josep Borrell.