18 jun, 2024 - 23:42 • Ricardo Vieira, com Reuters
O Presidente russo iniciou esta terça-feira uma visita à Coreia do Norte. Vladimir Putin e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, concordaram em desenvolver uma “fortaleza estratégica”, avança a imprensa estatal de Pyongyang.
Vladimir Putin foi recebido no aeroporto por Kim Jong Un. Deram um aperto de mão, abraçaram-se e conversaram junto ao avião.
Os líderes de dois países aliados seguiram depois de limousine até um hotel da capital norte-coreana.
Os dois chefes de Estado trocaram ideias, mostraram abertura para reforçar ainda mais as relações entre os dois países e desenvolver uma “fortaleza estratégica”, noticiou a imprensa estatal da Coreia do Norte.
O encontro entre Vladimir Putin e Kim Jong Un demonstra “invencibilidade e durabilidade” da amizade e unidade entre a Coreia do Norte e a Rússia, segundo a agência de notícias estatal KCNA.
As relações entre a Coreia do Norte e a Rússia “emergiram como uma forte fortaleza estratégica para preservar a justiça, a paz e a segurança internacionais e um motor para acelerar a construção de um novo mundo multipolar”, adianta a KCNA.
A Coreia do Norte é acusada pelo Ocidente de enviar armamento para a Rússia utilizar na guerra na Ucrânia.
Moscovo e Pyongyang negam a transferência de armas, mas têm reforçado as relações militares, incluindo a possibilidade de exercícios conjuntos.