Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Redes sociais devem ter avisos semelhantes ao tabaco, defende especialista

18 jun, 2024 - 07:50 • João Malheiro

Várias plataformas admitiram programar algoritmos que gerem o conteúdo que aparece aos utilizadores de forma a serem aditivos.

A+ / A-

O general-cirurgião dos Estados Unidos sugeriu que as redes sociais tenham avisos à utilização, semelhante às mensagens nas embalagens de tabaco. para proteger os adolescentes.

Vivek Murthy, que ocupa um dos cargos de maior responsabilidade sobre a Saúde Pública do Governo federal norte-americano, escreveu, num artigo de opinião, citado pela Reuters, que os avisos não iriam resolver os perigos das redes socais, mas ajudariam a criar uma maior perceção dos riscos e mudar alguns comportamentos.

"Está na hora de termos avisos a afirmar que as redes sociais estão associadas a danos significativos para a saúde mental em adolescentes", escreveu.

Plataformas como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e Tik Tok são acusadas por vários especialistas de serem fatores decisivos para aumentar o défice de atenção.

Nos últimos anos, várias plataformas admitiram programar algoritmos que gerem o conteúdo que aparece aos utilizadores de forma a serem aditivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+