19 jun, 2024 - 08:43 • Lusa
A McDonald's suspendeu temporariamente o seu projeto-piloto que utilizava inteligência artificial (IA) em alguns dos restaurantes nos Estados Unidos para recolher pedidos de clientes desde o carro, noticiaram na segunda-feira os meios de comunicação social norte-americanos.
A gigante do fast food, que trabalhava desde 2021 neste projeto com a empresa de tecnologia de informação IBM, cancelou esta implementação de IA depois de colher "resultados contraditórios", referiu um porta-voz da empresa à estação CNBC.
Alguns destes resultados, segundo as descrições conhecidas, eram erros da Inteligência Artificial a recolher os pedidos, levando a gelado com topping de bacon, ou dezenas de nuggets a mais.
A empresa "não está pronta", por agora, para implementar pedidos por voz em todos os seus restaurantes com drive-thru, de acordo com o representante.
"O objetivo do teste era determinar se uma solução automatizada de pedidos por voz poderia simplificar as operações para a equipa e criar uma experiência mais rápida e melhorada para os nossos clientes", acrescentou o porta-voz, referindo que ainda há "uma oportunidade de explorar soluções de pedidos por voz".
A McDonald's, que possui 27 mil restaurantes self-service em todo o mundo, implementou esta tecnologia de IA em 100 estabelecimentos nos Estados Unidos.
Alguns clientes já tinham relatado, através das redes sociais, que o chatbot da McDonald's cometia por vezes erros até mesmo em pedidos simples.
Outras cadeias de 'fast food', como Chipotle, Taco Bell e Pizza Hut, também estão a experimentar ferramentas de IA nas suas cozinhas e caixas registadoras para poupar custos laborais.