21 jun, 2024 - 17:28 • Redação, com Reuters
Uma grande falha de energia elétrica atingiu Montenegro, Bósnia, Albânia e a maior parte da costa da Croácia, esta sexta-feira. O apagão interferiu com negócios, desligou semáforos e sistemas de ar condicionado, no meio de uma onda de calor.
"A falha ocorreu como resultado de um aumento súbito do consumo de energia devido à alta temperatura”, disse o ministro da Energia de Montenegro, Saša Mujović. “Os peritos ainda estão a tentar identificar a origem da avaria”, acrescentou. As temperaturas atingiram os 40.°C em algumas zonas nos Balcãs.
Nos Balcãs, os sistemas de distribuição de energia estão conectados para permitir transferências e trocas comerciais.
Segundo as autoridades, a eletricidade e a internet caíram por volta das 13h00. A meio da tarde, os operadores começaram a restabelecer o fornecimento.
O trânsito foi interrompido na capital da Bósnia, Sarajevo, e nas cidades de Banja Luka e Mostar, segundo a agência Reuters.
Em Podgorica, muitas pessoas ficaram sem água quando as bombas deixaram de funcionar, tal como aparelhos de ar condicionado. Houve também engarrafamentos de trânsito na cidade costeira croata de Split.
A ministra da Energia da Albânia, Belinda Balluku, disse que houve uma avaria num interconector entre a Albânia e a Grécia e que tinha ouvido falar de circunstâncias semelhantes em Montenegro e em certas zonas da Croácia e da Bósnia.
As primeiras informações sugerem que "grandes volumes de energia no sistema de transmissão neste momento e temperaturas muito elevadas, em níveis recorde, criaram este problema técnico", acrescentou Balluku.
A energia elétrica na Albânia foi restabelecida meia hora depois da falha, mas o país continua a correr um risco elevado de novos cortes, uma vez que “o consumo de energia e os níveis de calor continuam elevados”, afirmou.
Danko Blazevic, diretor da empresa croata de eletricidade HOPS, disse que era muito cedo para dizer com certeza o que tinha acontecido.