Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Saúde

Agência do Medicamento recomenda autorização de epinefrina em spray nasal

28 jun, 2024 - 14:35 • Lusa

Sugestão é usar um pulverizador nasal de epinefrina para tratamento de emergência de reações alérgicas (anafilaxia).

A+ / A-

A Agência Europeia para os Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) recomendou esta sexta-feira que seja autorizada a comercialização na União Europeia (UE) de um pulverizador nasal de epinefrina para tratamento de emergência de reações alérgicas (anafilaxia).

O Comité dos Medicamentos para Uso Humano da EMA considerou que o medicamento Eurneffy, administrado por via nasal, é aconselhado para doentes com potenciais reações alérgicas graves aos quais tem de ser administrada epinefrina (adrenalina), com a vantagem de não precisar de ser injetado e com igual eficácia.

As reações adversas observadas são semelhantes às experimentadas após a injeção de epinefrina - náuseas, dor de cabeça, irritação na garganta e tonturas - a que se acrescenta corrimento nasal.

A recomendação da EMA será agora transmitida à Comissão Europeia para a adoção de uma decisão sobre a autorização do medicamento na UE, após a qual cada Estado-membro decidirá sobre o preço e comparticipação do Eurneffy.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+