Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Biden não devia recandidatar-se, dizem três em cada quatro norte-americanos

30 jun, 2024 - 22:37 • Lusa

O presidente dos Estados Unidos, de 81 anos, teve uma fraca prestação no primeiro debate frente ao candidato republicano, o ex-presidente Donald Trump.

A+ / A-

Setenta e dois por cento dos eleitores registados nos Estados Unidos dizem que o Presidente norte-americano, Joe Biden, não deve concorrer a um segundo mandato, segundo uma pesquisa realizada pela CBS News e YouGov, após o debate com Donald Trump.

Este resultado representa um aumento de nove pontos percentuais em comparação com a mesma pergunta feita em fevereiro.

Biden, de 81 anos, viu a sua candidatura como candidato democrata às eleições de novembro enfraquecida após o debate contra o ex-presidente Donald Trump (2017-2021), no qual se mostrou fisicamente desajeitado e, por vezes, hesitante, incoerente e com frases inacabadas.

Ainda assim, Joe Biden disse no dia seguinte ao debate de quinta-feira com Trump que não tencionava desistir da corrida para um segundo mandato.

Oitenta e seis por cento dos inquiridos na sondagem consideram que a idade de Biden é uma razão fundamental para não se candidatar e 72% dizem que Biden não tem saúde mental e cognitiva para ser Presidente, mais sete pontos do que no início de junho.

Quando questionados mais diretamente sobre se Biden deveria afastar-se para dar a outro democrata a oportunidade de se candidatar, 64% dos eleitores responderam que sim.

A sondagem, realizada entre 28 e 29 de junho junto de 1.134 eleitores registados e com uma margem de erro de cerca de 4,2 pontos percentuais, mostra também a preocupação dos eleitores em relação a Trump, de 78 anos.

Em relação ao candidato republicano, a sondagem indica que 49% dos eleitores acreditam que ele não tem saúde mental e cognitiva para servir como presidente e 54% dizem que ele não deve concorrer.

Após o frente a frente desta semana, os meios de comunicação social e as sondagens norte-americanas apontavam Trump como o vencedor do debate entre os dois candidatos.

Uma sondagem da CNN, a estação responsável pelo primeiro debate entre os candidatos às presidenciais de novembro, indicou na quinta-feira que os eleitores registados que assistiram ao encontro "acham que Trump superou Biden".

"A maioria diz que não tem confiança real na capacidade de Biden para liderar o país. Ao mesmo tempo, a maioria dos que assistiram ao debate dizem que este teve pouco ou nenhum efeito na sua escolha para presidente", afirmou o canal.

Em 2020, quando ambos os candidatos estavam a lutar pela Sala Oval, a mesma sondagem observou que o público sentiu que Biden superou Trump nos seus dois debates presidenciais.

Entretanto, uma sondagem YouGov realizada ontem indicou que Trump venceu o debate por uma margem de dois para um. Quarenta e três por cento dos inquiridos consideraram que Trump ganhou o debate, em comparação com 22% que disseram que foi Biden. Os restantes 35% disseram não ter a certeza.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+