09 jul, 2024 - 07:13 • Lusa
A zona ocidental dos EUA está a sofrer uma onda de calor "extremadamente perigosa" e já estabeleceu novos máximos históricos de temperatura em várias cidades, segundo o serviço meteorológico do país (NWS, na sigla em Inglês).
A vaga de calor vai durar vários dias, com as temperaturas mais elevadas a situarem-se entre 32 graus Celsius (ºC) e 43ºC, o que representa desvios em relação à média entre 15ºC a 30ºC.
A entidade destacou alguns recordes, como os de Palm Springs, no Estado da Califórnia, que registou 51ºC, em 05 de julho, de Palmdale, que marcou 46ºC no dia seguinte, e de Redding, que neste mesmo dia chegou aos 48ºC.
Com este panorama, o NWS considerou que é provável que os registos históricos de temperaturas máximas e mínimas sejam igualados ou superados nos próximos dias, devido a este calor até agora pouco habitual.
De forma geral, a NWS prevê que a onda de calor se desloque dos Estados da Califórnia e do Oregon para o norte, até ao de Washington, e para o leste, designadamente Nevada e Arizona.
A subida das temperaturas mínimas para níveis recorde vai fazer com que o stress pelo calor "se vá acumulando nas pessoas que não tenham um acesso adequado a uma refrigeração".