17 jul, 2024 - 15:37 • Miguel Marques Ribeiro
O condutor do autocarro que nesta terça-feira se despistou em Barcelona, provocando 47 feridos, adormeceu ao volante, avançam os media espanhóis.
Foi o próprio motorista que o admitiu no interrogatório policial a que foi submetido. Sabe-se também que deu negativo, no despiste ao uso de alcool e drogas.
O último balanço ao acidente ocorrido de manhã, pelas 9h00 locais, aponta para 47 pessoas assistidas pelo sistema de emergências médicas, dos quais quatro, afirma o El País, continuam em estado grave.
Duas pessoas ficaram encarceradas e 47 passageiros(...)
O veículo ficou pendurado a 45º na entrada de um túnel da estrada C-32, entre Pineda de Mar e Tordera. Trata-se de um autocarro de transporte de trabalhadores da Inditex, um gigante do ramo do vestuário do qual fazem parte marcas famosas, como a Zara ou Massimo Dutti.
Tinha partido cerca de uma hora antes da Praça Tetuán, do centro de Barcelona, para recolher os trabalhadores e levá-los em direção às instalações da empresa, em Tordera.
A confissão do motorista, a última vítima a ser libertada do interior da viatura e que sofreu apenas ferimentos ligeiros, não esgota porém a investigação que está a ser conduzida pelas autoridades catalãs.
Ao El País, Ramon Lamiel, do Serviço Catalão de Trânsito, admite que os peritos têm pela frente “uma investigação custosa”, em que também serão passadas a pente fino as condições meteorológicas, o estado do veículo e da própria via.
Neste momento, a situação de saúde que suscita maior preocupação é a de uma jovem de 28 anos que sofreu uma lesão medular.
A maior parte dos passageiros ia a dormir e foi despertado no momento em que se deu o acidente.
⚫ La C-32 continua tallada entre Pineda de Mar i Tordera en sentit Girona per un autobús amb passatge que s'ha accidentat i bolcat a l'entrada d'un túnel.
— Trànsit (@transit) July 16, 2024
🟦 @emergenciescat ha activat alerta #PROCICAT#SCT pic.twitter.com/fDUGjrrK2u