Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eleições nos EUA

Nancy Pelosi junta-se à onda de apoio de Kamala Harris

22 jul, 2024 - 20:15 • João Pedro Quesado

Partido Democrata abraçou rapidamente a candidatura presidencial da vice-presidente, logo depois da desistência de Joe Biden. A campanha democrata conseguiu angariar 50 milhões de dólares online apenas no domingo.

A+ / A-

Nancy Pelosi, a ex-líder da Câmara dos Representantes e uma das democratas mais influentes, anunciou esta segunda-feira que apoia a candidatura de Kamala Harris à nomeação democrata para a Presidência dos Estados Unidos da América (EUA). 24 horas depois de Joe Biden anunciar a desistência das eleições presidenciais de novembro, Harris parece ter evitado qualquer candidatura rival, cimentando-se como a próxima adversária eleitoral de Donald Trump.

Em comunicado, Pelosi declarou com “imenso orgulho” que o seu “apoio entusiástico a Kamala Harris para Presidente é oficial, pessoal e política”. A antiga líder dos Democratas na câmara baixa do Congresso dos EUA teve um papel importante na desistência de Joe Biden, sublinhado por uma entrevista em que disse que Biden devia pensar na candidatura no dia a seguir a este ter dito que não ia desistir.
“Não se enganem: Kamala Harris como mulher na política é brilhantemente astuta – e tenho plena confiança que nos vai levar à vitória em novembro”, acrescentou a democrata da Califórnia.
Nancy Pelosi não tinha mencionado Kamala Harris no comunicado sobre a desistência de Joe Biden, em que elogiou a decisão como uma demonstração de verdadeira liderança. Essa ausência foi bastante visível, já que, de acordo com o “The New York Times”, Pelosi preferia um processo de nomeação aberto, com uma candidatura rival à de Harris. Essa hipótese é agora descartada pela própria Pelosi.

Segundo o mesmo jornal, 222 democratas eleitos, tanto a nível nacional como estadual, já declararam o apoio a Kamala Harris. Os apoios incluem todas as possíveis escolhas para candidato dos democratas a vice-presidente, entre os quais apenas Gretchen Whitmer, a governadora do Michigan, disse que não aceita um convite para esse cargo.

Os líderes dos democratas na Câmara dos Representantes e Senado – Hakeem Jeffries e Chuck Schumer – ainda não apoiaram publicamente Harris, com quem vão reunir esta segunda-feira.
O certo é que o mero anúncio de desistência de Joe Biden e a passagem de testemunho a Kamala Harris deram nova energia a um partido que parecia parado. No mesmo dia do anúncio, diz o “The New York Times”, os Democratas angariaram mais de 50 milhões de dólares em doações online.
De acordo com o “Politico”, a Future Forward, a organização de apoio da campanha democrata escolhida por Joe Biden como a principal das eleições de 2024, recebeu 150 milhões de dólares em novos compromissos desde o anúncio do Presidente dos EUA. A organização tinha 122 milhões de dólares em reserva no fim de junho.
Kamala Harris assumiu a organização da campanha de Joe Biden nas horas após o anúncio da desistência, cujos fundos superavam os 95 milhões de dólares no final de junho.
Kamala Harris sobre Biden. "Já superou o legado da maioria dos presidentes que serviram dois mandatos"
Kamala Harris sobre Biden. "Já superou o legado da maioria dos presidentes que serviram dois mandatos"
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+