Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra no Médio Oriente

"EUA e Israel devem manter-se juntos". Netanyahu faz apelo no Congresso dos Estados Unidos

24 jul, 2024 - 20:09 • Diogo Camilo

O primeiro-ministro israelita foi a Washington defender uma união entre Israel e EUA contra o "eixo do terror" do Irão. No exterior, milhares de manifestantes protestaram, a quem Netanyahu chamou de "idiotas úteis do Irão".

A+ / A-

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, falou esta quarta-feira ao Congresso norte-americano, em Washington DC, onde apelou ao apoio dos Estados Unidos e defendeu que o atual conflito não é de civilizações, mas sim “entre os que glorificam a morte e os que consideram a vida sagrada”.

Em discurso, o chefe de Governo israelita agradeceu a Joe Biden pelo apoio a Israel “na hora mais negra”, desde os ataques de 7 de outubro do ano passado, e destaca vários soldados israelitas presentes na câmara.

Netanyahu indica que o conflito no Médio Oriente “não é um confronto de civilizações”, mas sim entre o “eixo do terror” do Irão contra os EUA, Israel e os seus aliados árabes. “Para que as forças da civilização triunfem, a América e Israel têm de manter-se juntos, porque quando estamos juntos o que acontece é que nós ganhamos e eles perdem”, afirmou.

O discurso foi também marcado por protestos nas galerias e no exterior do Congresso norte-americano, com a polícia a deter várias pessoas entre os milhares de manifestantes. Netanyahu chamou-os de "idiotas úteis do Irão" e fez referência a eles enquanto falava: “Tanto quanto sabemos, o Irão está a financiar os protestos anti Israel que estão a acontecer agora mesmo, fora deste edifício.”

Sobre o objetivo da visita, o líder do Governo israelita diz que veio para assegurar que Israel “vai vencer” a guerra, falando também que estão a ser desencadeados esforços “intensivos” para recuperar os reféns israelitas dos ataques do Hamas de outubro. “Não descansaremos enquanto os nossos entes queridos estejam em casa. Todos eles.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+