Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

comunicação social

Império Murdoch envolvido numa batalha familiar secreta pelo poder

25 jul, 2024 - 12:14 • João Carlos Malta

A história é contada pelo New York Times que revela que Rupert, o patriarca da família Murdoch, está a tentar alterar os estatutos para que seja o filho mais velho a tomar conta do grupo e ter o poder total sobre o futuro das empresas da família.

A+ / A-

O império do magnata norte-americano Rupert Murdoch está a viver uma verdadeira batalha legal secreta que põe em confronto Rupert e seu herdeiro mais provável, Lachlan Murdoch, e os outros três filhos do multimilionário. A notícia é avançada pelo New York Times que cita documentos que consultou.

Murdoch, de 93 anos, está a dar a Lachlan Murdoch o controlo do império de comunicação social que construiu, sendo que para isso alterou os termos de um fundo familiar que também daria ao irmão mais novo, James, à irmã Elisabeth e à meia-irmã Prudence, uma palavra a dizer sobre como é gerido o grupo.

Segundo as regras que estavam definidas, o fundo entregaria o controlo do vasto império aos seus quatro filhos mais velhos quando ele morresse.

Rupert quer mudar as regras

Mas de acordo com documentos judiciais selados obtidos pelo New York Times, Murdoch argumenta que Lachlan deveria comandar o grupo em exclusivo os investimentos da família que incluem a Fox News, o Wall Street Journal, o New York Post, o Australian e outros ativos, incluindo o Sun e o Times no Reino Unido.

Lachlan Murdoch é visto como o mais conservador dos filhos de Murdoch e o pai argumenta que as suas convicções políticas são essenciais para manter o valor da empresa de comunicação social que está conotada com a direita.

Nas redes sociais, o caso está a ser comparado com o enredo da série Sucession, onde Logon Roy magnata de um grupo de media entra numa batalha legal com os filhos pela sucessão no grupo.

De acordo com o NY Times, um responsável de sucessões do estado do Nevada concluiu no mês passado que o acordo irrevogável da família pode ser reescrito se Murdoch puder provar que está a agir de de boa-fé para proteger o valor das participações do grupo.

A menos que se chegue a um acordo no seio da família, a luta pelo futuro dos vários meios de comunicação poderá ir a tribunal em setembro, apenas dois meses antes das eleições nos EUA.

Quer evitar guerra pós-morte

Murdoch terá apelidado a proposta de “Projeto Harmonia”, com base na crença de que eliminaria a ideia de uma luta pelo poder dentro da família após sua morte. Mas os filhos que se sentem prejudicados foram apanhados de surpresa pela mudança.

Lachlan Murdoch tornou-se presidente da News Corporation e da Fox Corporation, empresa-mãe da Fox News, em novembro do ano passado, depois de o pai ter feito o anúncio de que estava a sair de cena após sete décadas como um dos barões da comunicação social mais transformadores – e controversos – da história.

James Murdoch já foi visto como um possível sucessor, mas tornou-se um crítico veemente da negação das alterações climáticas por parte dos meios de comunicação da Fox.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+