Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndio na Califórnia triplicou de tamanho e gerou um tornado de fogo

26 jul, 2024 - 20:47 • João Pedro Quesado

O Park Fire já queimou quase 66.500 hectares, uma área ligeiramente mais pequena do que o Parque Nacional da Peneda Gerês. 3.500 pessoas estão sob ordens de evacuação.

A+ / A-

Um incêndio no norte da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), mais do que triplicou de tamanho em cerca de 24 horas, com a área ardida a passar de mais de 18 mil hectares para praticamente 66.500 hectares, segundo as informações mais recentes.

De acordo com o canal americano "CBS News", o incêndio "Park Fire" já dura desde a noite de quarta-feira (madrugada de quinta-feira em Portugal), e chegou a estar contido a 3%, mas os mais de 1.600 bombeiros perderam o controlo das chamas.

Imagens recolhidas por câmaras de vigilância, e partilhadas nas redes sociais pelo chefe dos bombeiros, mostram um aparente tornado gerado pelo fumo produzido pelo incêndio.

O tornado de fogo foi confirmado por imagens de radar, assim como por imagens de câmaras térmicas. Colunas rotativas de fumo como as registadas pelo vídeo são um sinal de comportamento extremo de um incêndio rural.

Com praticamente 66.500 hectares ardidos, o incêndio está perto de consumir uma área equivalente ao Parque Nacional da Peneda Gerês, que tem cerca de 69.500 hectares.

A área ardida é maior do que o território do concelho de Ourique, o 29.º maior concelho do país.

3.500 pessoas estão sob ordens de evacuação. 134 estruturas já foram destruídas pelo incêndio. Seis helicópteros, 142 veículos, 54 bulldozers e 17 camiões cisterna estão a apoiar 1.633 bombeiros no combate às chamas.

O incêndio é o maior de 15 que ardem neste momento no estado da Califórnia. A América do Norte está ainda a ser afetada por incêndios de grande dimensão no Canadá, que forçou 25 mil pessoas a fugir do Parque Nacional de Jasper.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+