Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eleições nos EUA

Kamala Harris angaria 200 milhões na primeira semana de campanha

28 jul, 2024 - 17:32 • João Pedro Quesado

A 100 dias das eleições presidenciais, a campanha dos Democratas continua a mostrar força, e as sondagens reforçam o momento positivo da atual vice-presidente dos EUA.

A+ / A-

Kamala Harris conseguiu juntar 200 milhões de dólares - quase 184 milhões de euros - na primeira semana como candidata à presidência dos Estados Unidos da América (EUA). Depois de semanas de turbulência que levaram à desistência de Joe Biden no passado domingo, os Democratas têm mostrado união e empenho em dar à atual vice-presidente todos os meios necessários para derrotar Donald Trump.

A 100 dias das eleições de 5 de novembro, a campanha de Harris atualizou o valor angariado, que se junta aos 96 milhões de dólares que estavam nos cofres da campanha no final de junho. Em comparação, os grupos ligados aos Democratas angariaram pouco mais de 330 milhões de dólares durante todo o segundo trimestre.

"O ímpeto e a energia pela vice-presidente Harris é real", afirmou o diretor de comunicações da campanha, acrescentando que a eleição "vai ser muito renhida e decidida por um pequeno número de eleitores em poucos estados".

O desconforto com a recandidatura de Joe Biden já era evidente entre os Democratas durante as primárias do partido. Contudo, foi preciso um debate fraco de Joe Biden contra Donald Trump, a 27 de junho, para colocar a cúpula do partido em alarme, seguindo-se três semanas de pressão implícita e explícita para o Presidente dos EUA abandonar a corrida à Casa Branca.

Isolado na sua casa em Rohoboth Beach, no Delaware, depois de testar positivo para a covid-19, Joe Biden anunciou a desistência repentinamente no passado domingo, dia 21 de julho, apoiando Kamala Harris para o substituir poucos minutos depois. Na quarta-feira, explicou ao país que "nada pode meter-se no caminho de salvar a nossa democracia", incluindo a sua "ambição pessoal" de conseguir um segundo mandato.

Desde então que o entusiasmo dos Democratas, tanto eleitores como eleitos, tem sido claro. Rapidamente apoiada por Democratas no Senado e na Câmara dos Representantes - e depois por Barack e Michelle Obama -, Kamala Harris conseguiu captar 81 milhões de dólares (75 milhões de euros) em doações nas primeiras 24 horas.

Segundo a campanha, 66% dos quase 184 milhões de euros em donativos tiveram origem em doadores estreantes. 170 mil pessoas inscreveram-se como voluntárias da campanha.

Um grupo promotor da regulação de armas de fogo, o "Moms Demand Action", conseguiu ainda juntar mais de 160 mil pessoas numa chamada via Zoom de apoio a Kamala Harris, quebrando o recorde da plataforma de videochamadas. A chamada inclui a cantora Pink e a futebolista Megan Rapinoe.

A esses fatores junta-se uma clara aproximação a Donald Trump nas sondagens. A mais recente, lançada este domingo pela "ABC News", coloca Kamala Harris a ganhar oito pontos no índice de aprovação, que é agora positivo (43% aprovam e 42% reprovam). Já o nomeado do Partido Republicano perdeu cinco pontos percentuais no índice de aprovação, enquanto JD Vance, candidato a vice-presidente, perdeu apenas um ponto na aprovação, mas 'ganha' oito pontos no índice de reprovação.

A nomeação de Kamala Harris começa a ser definitivamente decidida a 1 de agosto. Espera-se que o candidato dos Democratas a vice-presidente seja decidido até 7 de agosto, com a convenção oficial do partido a decorrer entre 19 e 22 de agosto, em Chicago.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+