Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Biden confirma presença na cimeira do G20 no Rio de Janeiro em novembro

31 jul, 2024 - 07:16 • Lusa

As prioridades do Governo brasileiro para esta presidência do G20 são o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Joe Biden, confirmou na terça-feira ao chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva, que estará presente na Cimeira de Líderes do G20 agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

Os dois chefes de Estado falaram realizaram uma reunião por telefone e, segundo um comunicado da presidência brasileira, "Biden confirmou presença na Cúpula do G20 em novembro no Rio de Janeiro e desejou sucesso à presidência brasileira à frente do grupo".

O G20 é constituído pelas 10 principais economias do mundo: Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia, e ainda pela União Europeia e União Africana.

O Brasil, que exerce a presidência do G20 desde o primeiro dia de dezembro de 2023, convidou Portugal, Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura para observadores da organização, assim como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As prioridades do Governo brasileiro para esta presidência do G20 são o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.

Na mesma conversa, Lula da Silva cumprimentou Biden pela "magnânima" decisão de renunciar à corrida à reeleição nas eleições de 05 de novembro e "desejou sucesso para a democracia do país nas eleições presidenciais em novembro".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+