31 jul, 2024 - 20:48 • Ricardo Vieira
O líder Supremo do Irão, ayatolllah Ali Khamenei, ordenou um ataque direto a Israel, em resposta à morte do líder político do Hamas.
A notícia foi avançada esta quarta-feira pelo jornal norte-americano "The New York Times", que cita três fontes oficiais iranianas.
A ordem foi dada durante uma reunião de emergência do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, na manhã de quarta-feira”, adianta o "The New York Times".
O Irão pediu entretanto uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Os Estados Unidos avisam os seus cidadãos para evitaram deslocações ao Líbano.
O líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, foi assassinado esta quarta-feira em Teerão, capital do Irão.
A Renascença falou com Sepideh Radfar, professora (...)
O grupo palestiniano atribuiu a responsabilidade do ataque a Israel, mas o Governo de Telavive não reivindicou a ação.
Benjamin Netanyahu disse esta quarta-feira que não vai "ceder" às pressões para terminar a guerra na Faixa de Gaza. Numa declaração à imprensa após a morte do líder do Hamas, o primeiro-ministro israelita afirmou que Israel está "preparado para todos os cenários".
Netanyahu pediu aos israelitas para terem paciência, afirmando que, nos últimos meses, "não têm parado de me dizer dentro e fora do país para acabar com a guerra". Num tom desafiante, acrescentou que "não cedi a essas vozes então, e não vou ceder-lhes hoje".
A morte do líder político do Hamas aconteceu um dia depois de um comandante militar do grupo libanês Hezbollah ter sido eliminado num ataque das forças armadas israelitas.