Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Conselho da União Europeia

União Europeia aprova primeiro pagamento de pacote de 50 mil milhões para a Ucrânia

07 ago, 2024 - 00:09 • João Pedro Quesado

Os 27 países da UE sublinharam a necessidade de entregar os fundos do Mecanismo para a Ucrânia o mais rapidamente possível, "dada a difícil situação fiscal na Ucrânia".

A+ / A-

Os governos da União Europeia aprovaram esta terça-feira o primeiro pagamento do pacote de 50 mil milhões de euros de ajuda para a Ucrânia. O país candidato à UE vai receber cerca de 4,2 mil milhões de euros para apoiar a reconstrução.

De acordo com o comunicado do Conselho da União Europeia, os 27 decidiram que a Ucrânia cumpriu nove condições de um conjunto de reformas colocadas como condição para os pagamentos. As reformas incluem a "gestão das finanças públicas, a governança de empresas estatais, o ambiente de negócios, energia e desminagem".

A decisão aprovada estabelece ainda que Kiev conseguiu progredir na luta contra a corrupção e branqueamento de capitais, nomeando um novo diretor para a Agência Nacional de Prevenção da Corrupção.

Os 27 países da UE também sublinharam a necessidade de entregar os fundos do Mecanismo para a Ucrânia o mais rapidamente possível, "dada a difícil situação fiscal na Ucrânia".

O Mecanismo para a Ucrânia entrou em vigor a 1 de março de 2024, e prevê 50 mil milhões de dólares de financiamento ao país em empréstimos e fundo perdido até 2027. 32 mil milhões estão dedicados para reformas e investimentos previstos no Plano para a Ucrânia.

Desde a entrada em vigor, o Mecanismo para a Ucrânia já pagou 6 mil milhões (para suprir uma interrupção no fluxo financeiro para o país) e 1,89 mil milhões em pré-financiamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+