Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente da Autoridade Palestiniana visita Rússia de segunda a quarta-feira

11 ago, 2024 - 19:55 • Lusa

De acordo com o diplomata, o principal tema dos encontros será "a situação em Gaza".

A+ / A-

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, visitará a Rússia de segunda a quarta-feira, onde deverá encontrar-se com Vladimir Putin, anunciou este domingo um diplomata palestiniano.

"O Presidente chegará na noite de 12 de agosto. Na terça-feira, está previsto um encontro com o Presidente Putin (...) Parte no dia 14, mas haverá um encontro com os embaixadores árabes", disse Abdel Hafiz Nofal, embaixador palestiniano em Moscovo, citado pela agência noticiosa estatal russa TASS.

De acordo com o diplomata, o principal tema dos encontros será "a situação em Gaza".

"Falaremos sobre o papel da Rússia e o que pode ser feito. A situação é muito difícil e a Rússia é um país próximo de nós", afirmou.

A visita foi confirmada por uma fonte do gabinete de Mahmoud Abbas à Agência France Presse (AFP), que acrescentou que Abbas se deslocaria depois à Turquia.

No início de novembro, a visita de Mahmoud Abbas à Rússia, há muito planeada, foi adiada.

Depois de Moscovo, Mahmoud Abbas, o homem forte da Fatah, o movimento rival do Hamas, deverá deslocar-se à Turquia para se encontrar com o Presidente Recep Tayyip Erdogan, antes de se dirigir ao parlamento em Ancara.

Estas medidas surgem no momento em que um ataque israelita a uma escola em Gaza, no sábado, provocou um protesto internacional.

De acordo com a Defesa Civil de Gaza, o ataque matou 93 palestinianos, incluindo crianças.

Os diplomatas russos afirmaram estar "profundamente chocados" com o incidente e lamentaram os ataques "sistemáticos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+