Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tensão no Médio Oriente

Estados Unidos preveem ataque do Irão "consequente" contra Israel nos próximos dias

12 ago, 2024 - 21:59 • Lusa

Washington têm reforçado a presença militar no Médio Oriente, ao deslocarem aviões de caça furtivos e diversos navios de guerra.

A+ / A-

Os Estados Unidos calculam que o Irão poderá desencadear "esta semana" um "conjunto de ataques consequentes" contra Israel, disse esta segunda-feira John Kirby, um porta-voz da Casa Branca.

Kirby precisou que o assunto foi abordado no decurso de um contacto do Presidente Joe Biden com os primeiros-ministros francês, alemão, italiano e britânico.

Os Estados Unidos "partilham a preocupação" de Israel sobre um ataque iminente proveniente do Irão e dos grupos aliados do Irão na região, susteve John Kirby.

O porta-voz reconheceu que, no caso de um ataque, "tal poderá decerto produzir um impacto nas discussões" previstas para quinta-feira sobre um cessar-fogo na Faixa de Gaza, que implicaria a libertação dos reféns israelitas ainda detidos no enclave.

Nos últimos dias, os Estados Unidos reforçaram a sua presença militar no Médio Oriente, ao deslocarem aviões de caça furtivos e diversos navios de guerra.

Teerão e os seus aliados regionais no Líbano, no Iraque e no Iémen ameaçaram Israel de represálias armadas após o assassínio em 31 de julho na capital iraniana do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, que imputaram a Israel, e na sequência do ataque israelita da véspera perto de Beirute que matou Fuad Shukr, chefe militar do Hezbollah libanês.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+