12 ago, 2024 - 13:31 • Daniela Espírito Santo
A polícia britânica prendeu, esta segunda-feira, um homem por, alegadamente, ter esfaqueado uma criança de 11 anos e uma mulher de 34 anos em Leicester Square, no centro de Londres.
O ataque aconteceu numa zona pejada de turistas e foi rapidamente travado por um segurança que se encontrava lá perto, afiança o britânico The Guardian, que cita uma entrevista à televisão britânica Sky News, que falou com ele.
"Ouvi um grito e percebi que havia um homem a esfaquear uma criança. Saltei-lhe para cima e segurei-lhe na mão onde segurava a faca. Tirei-lhe a faca e meti-o no chão", contou Abdullah, de 29 anos.
"Eu só vi uma criança a ser esfaqueada e tentei salvá-la. É o meu dever", assegurou o jovem segurança de uma loja de chá na movimentada Leicester Square.
O suspeito foi, de seguida, manietado por mais gente que se encontrava no local e que o segurou até à chegada da polícia, "três ou quatro minutos depois". Parecia, contam as testemunhas, "perturbado" e ter atacado uma família de forma aleatória, às 11h41 desta segunda-feira de manhã (horário confirmado por vídeos filmados no local).
As vítimas já foram transportadas para o hospital. Na rede social X, antigo Twitter, a polícia de Westminster adianta que a menina de 11 anos "precisa de tratamento hospitalar", mas "os ferimentos não são fatais". A mulher sofreu "ferimentos mais leves".
Noutra publicação, a polícia local confirmou que "um homem foi preso e está sob custódia". "Não acreditamos que haja suspeitos adicionais", reforçaram.
As autoridades não acreditam que haja mais suspeitos deste caso. "Nesta fase, nada indica que o incidente esteja relacionado com terrorismo", é dito.
Não se conhece, para já, o motivo do ataque.
[Notícia atualizada às 17h35 de 12 de agosto de 2024]