Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra Israel-Hamas

EUA aprovam venda a Israel de 20 mil milhões de dólares de armamento

13 ago, 2024 - 22:31 • João Pedro Quesado com Reuters

Pacote de armamento inclui 50 novos caças F-15EX Eagle II, que devem começar a ser entregues em 2029.

A+ / A-

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken, aprovou esta terça-feira a possível venda a Israel de caças e outro equipamento militar no valor de mais de 20 mil milhões de dólares, anunciou o Pentágono.

O Departamento de Defesa dos EUA anunciou que Blinken aprovou a venda de 50 caças F-15 e outro equipamento no valor de quase 19 mil milhões de dólares. O responsável da administração de Joe Biden também aprovou a venda de cartuchos para tanques, no valor de 774 milhões de dólares, e de veículos militares, no valor de 583 milhões de dólares.

Enquanto as munições para os tanques estão disponíveis para entrega quase imediatamente, os 50 caças F-15EX Eagle II da Boeing vão demorar anos a produzir e entregar, devendo começar a chegar a Israel apenas em 2029. A nova aeronave entrou ao serviço na Força Aérea norte-americana no mês de julho.

Ao mesmo tempo que aprovam uma nova venda de armas a Israel, os Estados Unidos estão a procurar alcançar um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas para o atual conflito na Faixa de Gaza, procurando evitar uma guerra regional alargada no Médio Oriente.

Os receios de um conflito alargado cresceram com as mortes do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, e do comandante militar do Hezbollah, Fuad Shukr. O Hamas está a recusar participar nas negociações marcadas para 15 de agosto, apontando a uma falta de compromisso de Israel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+