Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra Israel-Hamas

Hamas não vai às negociações para cessar-fogo na Faixa de Gaza

13 ago, 2024 - 21:44 • João Pedro Quesado

O Hamas pediu a "aplicação" do plano de três fases proposto pelos norte-americanos para uma trégua em Gaza, "em vez de realizar mais negociações ou apresentar novas propostas".

A+ / A-

O Hamas não vai estar presente nas negociações desta semana para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. A notícia é avançada pela "Sky News", ao mesmo tempo em que o secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) adiou a viagem ao Médio Oriente, e dias depois do grupo ter pedido a aplicação do plano desenhado por Joe Biden em vez de mais uma ronda de negociações.

De acordo com o canal britânico, um representante no Líbano do grupo militante disse que os delegados do Hamas não vão participar na nova ronda negocial, mas ressalvou que o grupo não é contra as negociações "em princípio".

O responsável explicou a não participação apontando o dedo ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que diz "não estar interessado em chegar a um acordo que termine completamente com a agressão".

Em vez disso, cita a "Sky News", Netanyahu está a "enganar e a evadir e quer prolongar a guerra, e até expandi-la a nível regional, e então usa as negociações como disfarce para continuar a agressão contra o nosso povo e cometer mais massacres".

Para voltar às negociações, o Hamas exige um "compromisso claro" do governo de Israel em aprovar a proposta de julho.

No domingo, o Hamas pediu a "aplicação" do plano de três fases proposto pelos norte-americanos para uma trégua em Gaza, "em vez de realizar mais negociações ou apresentar novas propostas".

O grupo pediu aos mediadores das negociações que "apresentem um roteiro para implementar o que foi proposto ao Hamas e que este aceitou em 2 de julho de 2024". O plano é baseado no apresentado por Joe Biden e composto por três fases.

Estados Unidos, Qatar e Egito são os mediadores das negociações para um acordo de cessar-fogo, que decorrem no Cairo a 15 de agosto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+