15 ago, 2024 - 16:39 • Miguel Coelho com Redação
A Ucrânia garante que já controla 82 localidades na região russa de Kursk e uma área de 1150 quilómetros quadrados.
O comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandr Syrsky, assegura ainda que o avanço das tropas prossegue e que já se encontram 35 quilómetros no interior de território russo.
O presidente ucraniano, Volodymir Zelensky afirma, por seu lado, que as forças ucranianas assumiram o controlo total da localidade de Sudzha.
Numa mensagem de vídeo divulgada esta quinta-feira à tarde na rede social X, antigo Twitter, Zelensky confirma que a cidade foi "libertada com sucesso das forças russas" e que um comando militar está a ser criado no local. "Agradeço a todos os guerreiros que tornaram isto possível", diz.
O Presidente ucraniano garante, igualmente, que os estrangeiros que combatam ao serviço da Ucrânia e as respetivas famílias terão direito à nacionalidade ucraniana.
Já a Rússia garantiu que retomou o controlo de parte da região de Kursk, citando o exemplo da cidade Martynovka, que terá sido reconquistada aos ucranianos. Moscovo anunciou ainda um reforço de meios na região de Belgorod, que também tem sido alvo de ataques por parte das forças de Kiev.